sábado, 31 de março de 2012

Estilo Literário - Fernando Pessoa


 Estilo literário - Fernando Pessoa

 


     O poeta Fernando Pessoa (1888-1935) é considerado um dos maiores expoentes da literatura em Língua Portuguesa. Adotou, em suas várias composições, diferentes heterônimos, como "Álvaro de Campos", "Alberto Caeiro" e "Ricardo Reis". Tais heterônimos estão relacionados a estilos literários próprios, como se um mesmo poeta se "desdobrasse" em distintas perspectivas de expressão e criatividade. Álvaro de Campos, por exemplo, possuía como características precípuas a irreverência modernista, a profundidade e o lirismo livre de quaisquer convenções. Ressalte-se, ademais, a grande habilidade do autor em descrever emoções e sentimentos humanos, como se vê pela estrofe a seguir:



"Quando olho para mim não me percebo.
Tenho tanto a mania de sentir
Que me extravio, muitas vezes, ao sair
Das próprias sensações que eu recebo."




      Inúmeros outros poemas denotam um estilo literário pautado pela profundidade de abordagem, em que o conteúdo humano se funde a questionamentos metafísicos, como ocorre no poema "Tabacaria", considerado um dos melhores de Fernando Pessoa. Nos quatro primeiros versos do aludido poema, já se vislumbra um caráter de perquirição filosófica que se imiscui, liricamente, nas antinomias entre a realidade externa e os próprios anseios da alma:




"Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte disso tenho em mim todos os sonhos do mundo."





        Em seguida, no poema supracitado, o autor descreve a "tempestade lírica" de seus devaneios entre o universo exterior e seu mundo interno, pautando-se não apenas na dicotomia "objetividade e subjetividade", mas nas lídimas sensações humanas, entre o concreto e o metafísico. Esse estilo também está presente em muitos outros poemas, como o "Lisbon Revisited"(1925), no qual o autor descreve um amplo "acervo de sensações" relativamente ao lugar onde viveu (Lisboa).



      Para conhecer melhor a vida e a extensa obra de Fernando Pessoa, constituída de uma longa lista de excelentes poemas, pode-se acessar os seguintes sites:




http://www.revista.agulha.nom.br/pessoa.html



http://www.insite.com.br/art/pessoa/



http://pt.wikipedia.org/wiki/Fernando_Pessoa



http://www.artemusical.com/fp/


Nenhum comentário:

Postar um comentário